Informações sobre o exame
O que é?
A Sexagem Fetal é um exame para determinação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue materno (plasma). É baseado na detecção de fragmentos do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe. Como esses fragmentos são exclusivos dos indivíduos do sexo masculino, a presença desta fração no sangue da mãe, indica a gestação do sexo masculino, enquanto que sua ausência, indica sexo feminino.
O teste é seguro?
A Sexagem Fetal apresenta 99% de sensibilidade a partir da 8ª semana completa de gestação, enquanto o Ultrassom (US) alcança precisão semelhante ao teste molecular somente próximo a 13ª semana de gestação. Por isso, podem ocorrer divergências entre o US e o teste molecular, dependendo do período que os exames estiverem sendo comparados.
Quem pode fazer o exame?
Todas as mulheres grávidas podem realizar o teste. NO entanto, este ensaio NÃO detecta uma gravidez. Portanto, apenas mulheres com gravidez confirmada devem realizar este exame. Além disso, este exame não é recomendado para gestantes que foram transplantadas bem como as que receberam transfusão sanguínea em período inferior a 6 meses.
O fato de a gestante ter tido gestações anteriores de meninos ou meninas, interfere no resultado?
Não. As gestações anteriores não interferem no resultado visto que o DNA fetal é rapidamente eliminado da circulação materna após o parto.
Pode ocorrer divergência entre o ultrassom (US) e o exame de sexagem fetal?
O ultrassom alcança sensibilidade semelhante ao teste molecular somente próximo a 13ª semana de gestação. Por isso, podem ocorrer divergências entre o US e o teste molecular, dependendo do período que os exames estiverem sendo comparados.
Pode haver resultado inconclusivo?
Em aproximadamente 5% dos casos, o resultado pode ser inconclusivo. Isso pode ocorrer devido a limitações na técnica ou possíveis interferentes na amostra, como o uso de medicamentos anticoagulantes a base de heparina*. Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra.
E se for uma gestação gemelar (gêmeos)?
No caso de gestação gemelar, o teste de sexagem fetal consegue identificar ambos os sexos na gestação monozigótica (gêmeos univitelinos), pois ambos compartilham o mesmo sexo. Por outro lado, para gêmeos bivitelinos (presença de duas placentas) com resultado masculino, o teste indica a presença de pelo menos um menino, não podendo esclarecer o sexo do outro feto. A ausência de DNA masculino (univitelina ou bivitelina), indica que ambos os sexos dos fetos são femininos
Este exame é 100%?
Este exame não detecta alterações genéticas no feto e também não tem 100% de acerto dos casos. Como qualquer outro teste biológico, o teste molecular apresenta limitações que podem levar a uma intepretação inadequada do teste, o que é esclarecido com a repetição do ensaio em nova amostra.