Em incentivo a doação de sangue o laboratório Analysis oferta 50% de desconto aos doadores.
APRESENTE SUA CARTEIRA DE DOADOR DE SANGUE E GANHE 50% DE DESCONTO.
O que é doação de sangue?
A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por um profissional capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador.
Por que doar sangue?
A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde.
O que é preciso para doar?
Estar em boas condições de saúde. Apresentar documento oficial de identidade com foto. Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos. Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa. Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação. Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Quais os impedimentos temporários?
Gripe ou febre.
Gestantes ou lactantes em que o parto ocorreu a menos de 12 meses. Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana.
Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses.
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis.
Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem.
Quais os impedimentos definitivos?
Doença de Chagas. Hepatite após os 11 anos de idade.
Ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV.
Uso de drogas injetáveis. Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem.
Quais os intervalos que devem ser respeitados entre doações?
Mulheres: período de 90 dias/máximo de 3 doações nos últimos 12 meses.
Homens: período de 60 dias/máximo de 4 doações nos últimos 12 meses.
Quais as etapas da doação?
O doador passa pelas seguintes etapas para doar sangue:
O que devo fazer após a doação?
Não fumar por no mínimo duas horas. Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc.Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos. Não carregar peso ou dobrar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas. Retirar o curativo 4 horas após a doação.
Entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.
Após a doação de sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.
Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3336-6755 Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre
Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Telefone: (51) 3359-8504 Endereço: Rua São Manoel, 543 – Porto Alegre Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
Telefone: (51) 3289-7999 Endereço: Av. Venâncio Aires, 1116 – Porto Alegre Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Telefone: (51) 3357-2139 Endereço: Av. Francisco Trein, 596 – Porto Alegre Horário de funcionamento para doação de sangue: de segunda a sexta, das 7h30min às 17h, e sábados, das 7h30min às 12h (aos sábados, com distribuição de 80 fichas, por ordem de chegada)