216 Alimentos
Estudo de Intolerância Alimentar – A216
Descubra se você é intolerante a algum destes alimentos.
A Intolerância alimentar é um problema de saúde muito comum, com mais de 2 milhões casos por ano (Brasil). Pode durar anos ou a vida inteira. Em caso de uma reação moderada ou grave após a ingestão de um determinado alimento, é preciso consultar um médico para que se possa determinar se a intolerância alimentar ou alergia alimentar pode ter risco de ser potencialmente fatal.
O exame Estudo de Intolerância Alimentar é um exame laboratorial que avalia os níveis de Imunoglobulina (IgG) específica contra diversos alimentos diferentes. Não existe nenhuma correlação da dosagem IgG com dosagens de IgE, são reações e exames distintos, o exame de IgE-Positivo é um processo de alergia. Entre 20 a 35% da população sofrem de diferentes manifestações clínicas, associadas com a sensibilidade à distintos alimentos. Foi demonstrado cientificamente que existe uma melhora notável em uma alta frequência da população quando há a retirada de alimentos que ocasionam níveis de IgG específica acima da normalidade.
A melhora é apresentada nas seguintes sintomatologias: Digestivas, Respiratórias, Articulares, Acidez estomacal, Tosse, Dor, Enxaqueca, Úlceras e aftas na boca, Bronquite, Rigidez muscular, Fadiga, Gastrite, Asma, Depressão, Colite, Retenção de líquidos, Prisão de ventre, Diarréia, etc. Os testes de intolerância alimentar que avaliam anticorpos IgG são uma ferramenta de diagnóstico muito útil para todas as alergias alimentares dos tipos II, III e IV. Na alergia de tipo III podem ser formados imunocomplexos circulantes antígeno-anticorpo (Ag-Ac), que aumentam a pressão oncótica do sangue, provocando retenção de água e, portanto, um aumento de peso. Caso um paciente apresente essa patologia, a retirada dos alimentos aos quais ele apresenta sensibilidade resultará na diminuição dos imunocomplexos, assim como a diminuição da pressão oncótica, tendo como consequência a eliminação da água, gerando a perda de peso de forma quase imediata. Além disso, diminuirão os transtornos colaterais como patologias associadas à inflamação, dor ou rigidez nas articulações.
Tire suas dúvidas!
Tire suas dúvidas!
Os principais sintomas incluem:
Outros sintomas que podem ocorrer:
A própria pessoa pode se tratar. Assim que a causa da intolerância é identificada, a modificação da dieta é o principal tratamento.
Busque as orientações de um médico ou nutricionista para que ele possa fazer uma modificação de dieta mais rigorosa, como uma Dieta de baixo Carboidrato: dieta que restringe grãos, vegetais ricos em amido e frutas e enfatiza os alimentos ricos em proteína e gordura; ou Dieta sem glúten: uma dieta que elimina trigo, cevada, centeio e outros grãos que contêm glúten.
www.alvaro.com.br
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros