Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Exame de PCR para Clamídia (Chlamydia)
Descubra para que serve o exame e um pouco mais sobre a doença.
O Exame PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para clamídia é um teste genético, ele é útil porque o agente infeccioso cresce exclusivamente dentro das células do portador. A sensibilidade dos testes de DNA é em torno de 20% maior do que a da cultura do material genital.
Os benefícios são a sensibilidade do teste aumentada e a possibilidade de se utilizar urina para a detecção de DNA da clamídia, o que simplifica a coleta. Os testes de biologia molecular são os testes de escolha para o diagnóstico de infecção por Chlamydia trachomatis, pois estes exames são mais sensíveis e específicos para detecção da doença que os testes realizados por coleta de sangue.
O PCR oferece a vantagem de um exame automatizado que possui controles internos, que tornam os resultados altamente confiáveis. O exame de PCR para clamídia pode ser realizado em amostra de urina ou através de coleta de secreção vaginal, uretral e esperma.
Tire suas dúvidas!
Tire suas dúvidas!
O exame de PCR para clamídia pode ser realizado em amostra de urina ou através de coleta de secreção vaginal, uretral e esperma.
Coleta de Urina:
Coleta de secreção vaginal:
Coleta de secreção uretral:
Coleta de esperma:
Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que na maioria das vezes causa infecção nos órgãos genitais, mas pode afetar também a garganta e os olhos. Pode afetar homens e mulheres com vida sexual ativa. Não existem dados epidemiológicos no Brasil sobre a clamídia, porque não é uma doença de notificação obrigatória. Mas, dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC/2017) mostram que a maioria dos casos acontece em pessoas na faixa etária entre 15 e 24 anos.
IMPORTANTE: Manter relações sexuais sem o uso do preservativo (masculino e feminino) é o principal fator de risco para contaminação por clamídia.
A maioria dos casos da clamídia não apresenta sintomas (em torno de 70% a 80% das situações). Quando presentes, os sintomas mais comuns nas mulheres são:
Nos homens, os sintomas mais comuns da clamídia são:
Quando não tratada, a clamídia pode provocar algumas complicações, como:
IMPORTANTE: Algumas doenças, inclusive a clamídia, podem ter seu quadro agravado em pessoas com imunidade baixa.
A clamídia na gravidez pode provocar diversas complicações durante e depois da gestação, tais como:
IMPORTANTE: Além da possibilidade de transmissão da infecção durante o parto vaginal, a criança infectada pode nascer com conjuntivite neonatal. Esta, quando não tratada adequadamente, pode levar à cegueira.