Fertilidade

Microdelações do Cromossomo Y

Investiga a infertilidade masculina quando há suspeita de azoospermia ou oligospermia grave.

O que é?

Este teste é indicado como parte da investigação de infertilidade masculina, quando esta é acompanhada por azoospermia ou oligospermia grave. Cerca de 7% dos casos de infertilidade masculina demonstram pequenas deleções na região localizada no braço longo do cromossomo Y.

O exame, realizado pela metodologia de PCR-multiplex a qual analisa 20 lócus (posição fixa e específica em um cromossomo, onde está localizado determinado gene ou marcador genético) do braço longo do cromossomo Y, compreendendo as regiões SRY, AZFa, AZFb, AZFc.

Cerca de 15% dos pacientes com azoespermia e de 10% dos homens com oligospermia grave apresentam deleção de uma ou mais das regiões citadas, nas quais se encontram genes que codificam proteínas envolvidas em diferentes etapas da espermatogênese. Como o teste não detecta mutações de ponto, deleção ou inserção de poucas bases, um resultado normal (ausência de microdeleções) não exclui a possibilidade de anormalidade em algum dos genes envolvidos na formação dos espermatozóides. Em 60% dos casos está associado a deleção do fator AZFc, seguido pelo AZFb e AZFa. Não existe correlação entre o tipo de deleção e o fenótipo clinico.​

O exame é bastante útil na confirmação da causa de infertilidade e quando após o tratamento da fertilidade não há elevação do número total de espermatozoides.

O que é Azoospermia?

A azoospermia é caracterizada pela ausência total de espermatozoides no sêmen. Ela pode ter causa obstrutiva ou não-obstrutiva. E, dependendo da causa, pode ter tratamento clínico ou cirúrgico. A azoospermia pode ocorrer devido a uma obstrução no trato reprodutivo ou produção insuficiente de esperma. Essa condição pode causar infertilidade masculina. Em alguns casos é possível usar uma tecnologia de reprodução assistida para se conseguir uma gravidez. O esperma pode ser cirurgicamente extraído para inseminação artificial.

O que é Oligozoospermia?

A oligozoospermia é definida por uma concentração ou número total de espermatozoides que esteja abaixo dos limites de referência do que é considerado normal. Esse termo faz referência à redução na quantidade do número de espermatozoides no sêmen. Esse número pode ser afetado por fatores diversos, como doenças, lesões, estilo de vida do homem e problemas crônicos que afetam a produção de espermatozoides.

Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas!

Instruções de Coleta

Localize uma unidade própria Analysis Laboratório ou um dos nossos parceiros perto de você

Convênios Aceitos

Tire suas dúvidas, fale conosco agora!

Falar com atendente
Duvidas?
Fale conosco!