Exames Toxicológicos
Triagem Toxicológica na Urina
Exame utilizado para detecção de drogas na urina como triagem em casos de suspeita.
A amostra mais utilizada é a urina por ser de fácil coleta e porque a concentração das drogas e seus metabólitos são normalmente maiores nesse tipo de amostra do que no soro ou saliva. A detecção da droga ou seus metabólitos depende de diversos fatores como tipo de droga utilizada, via de administração, metabolismo, período entre o uso e a data do exame, tipo do usuário, ser crônico, agudo ou ocasional, idade do usuário, quantidade de líquido ingerido previamente, função renal e utilização de outras drogas que possam levar a reação cruzada, entre outros.
O EXAME TOXICOLÓGICO DETECTA AS SEGUINTES DROGAS:
O exame serve como teste de triagem para detecção das drogas listadas abaixo:
O EXAME TOXICOLÓGICO PODE SER USADO PARA:
Exame utilizado para detecção de drogas na urina como triagem em casos de suspeita de uso para as seguintes utilidades:
COLETA DE AMOSTRA ASSISTIDA
A coleta da amostra é realizada de maneira assistida (com a presença do funcionário do laboratório durante a micção) em FRASCO DE URINA COM LACRE (fornecido pelo laboratório).
Para consultar as perguntas frequentes sobre este exame, confira na Seção “Perguntas Frequentes” logo agaixo. Também realizamos os seguintes exames toxicológicos:
Tire suas dúvidas!
Tire suas dúvidas!
Necessário no mínimo 4 horas de retenção da urina.
É proibido a ingestão de grandes quantidades de líquidos para a realização do exame. A ingestão excessiva de líquidos em um curto espaço de tempo irá diluir a urina fazendo com que a creatinina urinária fique em baixa concentração e isto irá inviabilizar o exame. Nestes casos o resultado do exame é inconclusivo, desejando-se repetir novamente o teste, os custos são de responsabilidade do cliente.
Não é possível estabelecer um período exato pois vários fatores podem interferir, porem é possível fazer uma estimativa.
DETECÇÃO APÓS EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS DROGAS:
Necessitando detectar drogas por um período maior de tempo é necessário realizar o EXAME TOXICOLÓGICO DE PELO o qual pode detectar o uso a partir de 6 dias até meses ou anos, dependendo do comprimento e ou espessura do pelo testado.
Não. A coleta da amostra é realizada de maneira assistida (com a presença do funcionário do laboratório durante a micção) em FRASCO DE URINA COM LACRE (fornecido pelo laboratório).